quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sítio arqueológico de índios Tupinambás em Barão de Iriri, Magé.

Foto de crânio indígena encontrado no sítio de Barão de Iriri

Em 1973 foi feita a descoberta, por Mendonça de Souza, de um sítio arqueológico de índios tupinambás em Barão de Iriri, Magé.

Em março de 1985 deu-se o estudo e análise dos ossos encontrados no sítio de Barão de Iriri, sobre a orientação da professora Sheila Maria Ferraz.

Foram encontrados no sítio arqueológico tupinambá quase 2 mil fragmentos de ossos indígenas, de 44 índios identificados, sendo 4 de crianças.

Além dos ossos, foram encontrados vários fragmentos de cerâmicas, que mostra a capacidade cultural dos índios brasileiros. Os índios tupinambás cultivam a mandioca, o feijão, o milho, o amendoim, o tabaco, a pimenta, a banana, o caju, o mamão entre outras variedades de alimentos e frutas. Plantavam e teciam o algodão, com que faziam suas redes. Também fabricavam cestos de cipó, vasos de barro, flautas de bambu, machados de tartaruga e agulhas de espinha de peixe.

Os índios viviam em suas aldeias ou tabas. No centro das tabas ficava a praça ou ocara, onde eram realizados os encontros da tribo, e seus cemitérios ficavam próximos às suas tabas.


11 comentários:

Mageense Global disse...

CARALH****!!!
Desculpa, mas só com palavrão e sorriso pra expressar minha alegria ao ver este blog!

Há alguns meses, eu e César Pinheiro tivemos uma idéia de criar uma rede de blogs sobre Magé e tal.

Este blog é a síntese daquela idéia que tivemos! Estou aprendendo tanto sobre nossa cidade acompanhando os posts!!! Muito mto mto mto bom mesmo.

Parabéns. Ah, linkei vcs no meu blog tb, tá? Abracos!

Entre tribos disse...

nossa como é bom saber a história da minha linda cidade! minha bisaavó era india da tribo timbira. a minha familia foi uma mistura de portugueses q casaram-se com os indios de guapimirim. adorei esse blog

Ana Elysa disse...

Boa tarde
EU e minha colega queriamos fazer ima vistinha pra conhecer mais esse Lugar queriamos saber e tem telone!!! Aguardamos resposta e obrigada ....

Ana Elysa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Elysa disse...

Boa tarde desculpe os erros, mais to escrevendo pelo celular mas vou concertear.
Eu a minha amiga queríamos saber se e possível fazer uma visita de pesquisa para conhecer mais esse lugar e se tem telefone ou outro tipo de contato!!! Ficaremos aguardando a resposta obrigada!!!

Anônimo disse...

Olá. Tomei conhecimento de que parte da baixada fluminense, era a extensão da baía de Guanabara e que franceses realizaram o primeiro culto protestante nessa região que abrange Caxias, até a área do aeroporto. Índios Tupinambás foram mortos pelo comando dos portugueses, com participação de José de Anchieta, que não aceitava que os índios tivessem seus direitos. Por isso o bairro do Pilar e adjacências são regiões pantanosas, porque foi tudo aterrado. A morte de Men de Sá, por um índio tupinambá, tb desencadeou a chacina dos índios . Eu gostaria que esse assunto fosse alvo de mais atenção, inclusive (não sei se já existe) um museu e preservação de alguns lugares com alguma memória histórica. Me perdoem se errei em algumas colocações, pois não sou historiadora, só amante da história do Brasil. Grande abraço! Rosana.

Anônimo disse...

Estácio de Sá. Corrigindo. Rosana.

Unknown disse...

Minha bisavó tbm era india casada com portugues.Eram da vila Estrela que hj nao existe mais.

Unknown disse...

Adorei o blog.Adoro Magé pq meu pai nasceu em Suruy.

Unknown disse...

Engraçado, várias mensoes ao Barão de Iriri e ninguém sabe sobre.

Anônimo disse...

Casas a venda em barrão de Iriri Magé RJ mini sítio a venda ver fotos e preços