quinta-feira, 10 de julho de 2008

Fazenda Mandioca: Magé do século XIX.

Aquarela de Thomas Ender da Fazenda Mandioca - Magé (1818)

A FAZENDA MANDIOCA foi adquirida em 1816 pelo Barão Langsdorff. Havia nela uma ampla casa de dois andares, outras construções de moradia e depósito, moinho de roda d`água, plantações de café, mandioca, milho, batata, banana etc. A Mandioca tornou-se um reconhecido centro científico no Brasil, onde havia uma excelente biblioteca, enorme herbário, valiosa coleção zoológica, jardim botânico, como também uma coleção mineralógica, instalada numa grande gruta natural que atraía a quase todos os cientistas, viajantes a capital brasileira. Entre os visitantes da Mandioca estão o botânico alemão Ludwig Riedel, o astrônomo russo Nester Rubtsov, o artista austríaco Thomas Ender, os pintores franceses Amadei Taunay e Hercules Florence, o pintor alemão Johann Moritz Rugendas e o zoólogo alemão Christian Hasse, e outros. A fazenda chegou a ser visitada pelos próprios imperadores do Brasil, Dom Pedro I e Dona Leopoldina.

7 comentários:

Anônimo disse...

muito obrigada pela criação deste blog, vcs nos ajudam muito com todas estas informaçoes.

Anônimo disse...

As coisas que vcs postam no blog são incríveis, nunca imaginei que a MINHA CIDADE TIVESSE TANTAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS. Vivo em Piabetá desde que nasci e nunca conheci verdadeiramente nossa história.Amo o blog de vcs, muito obrigada por criá-lo e principalmente por se importarem com o resgate do nosso passado, só através disso poderemos obter um grande futuro para MAGÉ.

ildeu moreira disse...

Um outro grande cientista do século XIX que visitou também a Fazenda da Mandioca foi o físico Emil Lenz (1804-1865), sobre o qual aprendemos nas aulas de eletricidade e magnetismo no Ensino Médio por ser autor da chamada "Lei de Lenz", de 1833. Ele era um jovem recém formado em física e química e, como Darwin nove anos depois, embarcou em navio russo 'de pesquisa', comandado por Otto von Kotzebue em sua terceira expedição ao redor do mundo, de 1823 a 1826. Na viagem Lenz fez estudos principalmente sobre as condições climáticas e as propriedades físicas da água do mar. O navio ficou cerca de um mês no Rio de Janeiro, em 1823, e, entre outras atividades, Lenz foi até a Fazenda da Mandioca e também mediu a altura do Corcovado com um barômetro.

Howie disse...

Karl von Drais - inventor da bicicleta - morou la em 1822 ate 1827 trabalhando de agrimensor!

Antonio Maciel disse...

Mais um patrimônio histórico de Magé se perdendo... A Fazenda Mandioca nos seus últimos suspiros... E para ser mais triste, o local está sendo murado e já é propriedade particular...
#minhamage
#meulugar
#desbravando
#segundoano
#ensinomedio
#colegiomillennium

Howie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Howie disse...

Oi Antonio,

Voce tirou fotos da fazenda?! Voce tem a exata localização para olhar no google maps?!

Este ano os Alemães celebram 200 anos da invenção de bicicleta - a "Draisine"!

Abrazo,
Howie